segunda-feira, 21 de abril de 2014

CARTA ABERTA DOS ESTUDANTES DE PARAUAPEBAS E REGIAO

Presidente da Republica
Sra. Dilma Roussef
Presidenta,
Somos lideres estudantis no sul/sudeste do Pará. Presidimos duas entidades, a UMESPA, União Municipal dos estudantes de Parauapebas e a UGESP – União Geral dos  Estudantes.  As duas entidades congregam cerca de 50 mil alunos do primeiro e segundo graus e superior. Somos os administradores do passe escolar. Vivemos numa região de necessidades, apesar da enorme produção mineral, que faz de Parauapebas a capital da arrecadação exportadora, colocando no mercando internacional cerca de 3 vezes  o que o Estado de São Paulo produz.
Uma região nascida no contexto da Guerrilha do Araguaia, ainda traz na sua estrutura social e econômica, ranços do autoritarismo, dos crimes de paga, da violência seletiva e da discriminação racial e/ou social, infelizmente ainda característica das relações institucionais e pessoais no nosso Brasil.
Diante de sua passagem por estas paragens  Sra. Presidenta, aproveitamos a oportunidade para entregar em mãos nossas maiores reivindicações e necessidades:
Precisamos de uma universidade em Parauapebas.  Estamos rapidamente nos tornando o atrator natural da microrregião de Carajás, tendo no em torno, cidades como Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Curionopolis (Serra Pelada), Eldorado e outros currutelas. Nosso produto é o minério in natura.  Vemos cotidianamente nosso solo ser carregado em trens e navios para países distantes. Não esta ficando nada. Entendemos que, o recurso de maior valor que pode ficar é a educação. Uma universidade em Parauapebas, traz o progresso e credencia nossos jovens a buscarem um futuro digno para nossa realidade. A realidade de 500 mil pessoas que vivem nesta região.
Temos atualmente um SENAI (particular da VALE) e cursos comprados. Precisamos de apoio do PRONATEC, da UNIFESPA, de um campus univestiario real, legal e estruturado, com cursos de real interesse da sociedade local. Precisamos de escolas de tempo integral, de um plano de educação voltado para nossa realidade e desafios, de produção mineral dentro da floresta amazônica. São grandes desafios que queremos partilhar e solicitar seu real empenho na busca de soluções para nosso apelo.
Acreditamos no seu discernimento e parabenizamos suas iniciativas de sentido de combater a discriminação racial, o extermínio de jovens negros, e sua decisão de amenizar o apartheid social que tanto mancham o nome e a honra do nosso Brasil.

ESTUDANTES DE PARAUAPEBAS E REGIAO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário